Como em todas as outras profissões, a rotina de um profissional da Odontologia vai depender da área em que ele atua. Os casos são diferentes entre si, mas o serviço prestado pelo dentista será praticamente o mesmo.
É claro que podem acontecer particularidades em cada atendimento, mas tirando isso, as rotinas desses profissionais são um tanto quanto parecidas.
Eles vão trabalhar, na absoluta maioria das vezes, dentro de um consultório, atendendo paciente atrás de paciente.
Além disso, os dentistas têm muito contato com pacientes que não estão com a sua saúde bucal no seu melhor momento. Logo, estão incomodados ou sentindo dores.
A parte do relacionamento com o paciente é importante? Claro! Muito! Mas não é só isso. Também é fundamental saber analisar os exames e cenários da saúde bucal caso a caso. Não adianta saber fazer os procedimentos e não saber O QUE precisa ser feito.
No Brasil, existe 1 dentista para cada 700 pessoas (mais ou menos),
Se o seu sonho é ter seu próprio consultório, saiba que com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. O salário de um funcionário autônomo o dono da sua própria empresa depende de quantos pacientes ele atende durante o mês.
Vale lembrar que o consultório também tem um custo de manutenção bem alto. Então não basta conhecer todos os procedimentos odontológicos, você também vai precisar estudar um pouco de administração para manter o negócio lucrando.
É muito importante ressaltar que os profissionais devem estar devidamente registrados nos órgãos de classe, então procure verificar com o seu contador se existem algumas particularidades de seu estado ou cidade, pois é comum que existam pequenas diferenças na documentação.
Lucro Presumido:
Os impostos incidentes sobre a atividade de representação comercial através do regime Lucro Presumido são diferentes do Simples Nacional.
De forma geral, a escolha do melhor regime depende do movimento financeiro da empresa, embora, comumente, as prestadoras de serviço de representação comercial façam a opção pelo Lucro Presumido, em razão de se chegar a valores menores, além de haver também a praticidade para o cumprimento das obrigações tributárias, tanto principais quanto acessórias.
No Lucro Presumido, sem considerar o adicional de Imposto de Renda sobre a parcela do lucro que exceder a R$ 60 mil, por exemplo, a empresa optante terá as seguintes alíquotas:
IRPJ 4,80%
CSLL 2,88%
COFINS 3,00%
PIS 0,65%
ISS entre 2 a 5%, dependendo do município.
Sobre a folha de pagamento, a empresa optante pelo Lucro Presumido deve recolher 20% para o INSS sobre a remuneração do pró-labore, dos salários de empregados e sobre a remuneração de autônomos. Havendo empregados, a empresa ainda deve recolher:
Contribuição a Terceiros 5,80%
SAT de 1 a 3%, conforme o risco de acidente de trabalho.
Simples Nacional:
No regime de tributação do Simples Nacional, existem algumas situações em que a nova tabela de cálculo pode trazer valores maiores de impostos. Clinicas medicas pode se enquadrar no Anexo III que inicia com a alíquota de 6% a 33%, porem existe uma ressalva para o enquadramento no Anexo III, o Fator R deve ser superior a 28%, dessa forma o ideal é consultar um contador para análise do fator R, caso o fator R seja inferior a 28% ela poderá se enquadra no anexo V.
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde:
Reúne informações sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde, incluindo infraestrutura, leitos disponíveis, tipo de atendimento prestado, entre outras.
Através do CNES, o Ministério da Saúde toma ciência dos consultórios, clínicas e hospitais presentes nas cidades brasileiras.
Os dados permitem o gerenciamento dos serviços de saúde disponíveis para a população, servindo como base, por exemplo, para a avaliação de locais que precisam de mais leitos hospitalares.
Alvará da Vigilância Sanitária
Você precisa observar também as legislações estaduais na hora abrir sua clínica, além de fazer o registro junto à Vigilância Sanitária. Se você for pessoa jurídica, precisará do seu CNPJ e do contrato da empresa, que já deve estar devidamente pronto e registrado, e se você resolveu atuar como pessoa física, você precisará do seu CPF e RG, dentre outros documentos que podem ser pesquisados de acordo com o local em que a sua clínica atuará.
Alvará de Funcionamento
O alvará de funcionamento, assim como o da Vigilância Sanitária, será necessário para que você comece as suas atividades. Ele também é necessário para o seu credenciamento junto a convênios, bancos, para obtenção de empréstimos e outras operações. O alvará de funcionamento é concedido pelo município, observando a legislação específica de cada órgão nos diferentes estados brasileiros.
Corpo de bombeiros
A autorização de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros também varia de estado para estado e determina as regras gerais de segurança contra incêndio e pânico que sua clínica deve observar. Neste caso, é preciso ou de seus documentos pessoais ou do CNPJ e alvará de funcionamento, além de estar em dia com seu conselho profissional.